terça-feira, 6 de setembro de 2011

Diabetes; o exercício pode ajudar a prevenir!

Diabetes
Quase todo alimento que ingerimos basicamente se transforma em glicose, lipídios e proteínas, que são importantes fontes de energia para as células do nosso organismo.
Nosso pâncreas é responsável por produzir um hormônio chamado insulina, que tem a função de regular a utilização da glicose, pois a insulina facilita a entrada da glicose na célula, permitindo que ela se transforme em energia.
O indivíduo torna-se diabético quando a insulina produzida pelo pâncreas é insuficiente, fazendo com que a glicose não entre nas células deixando de se transformar em energia.

 
Principais sintomas:
Muita sede
Muita fome
Muita vontade de urinar
Perda rápida de peso
Cansaço exagerado.

Os diferentes tipos de diabetes:
Diabetes tipo1: o diabetes tipo1 se desenvolve em crianças e jovens.
Neste caso, o pâncreas pára de reproduzir insulina e a glicose fica acumulada no sangue, deixando as células sem o precioso combustível.
Diabetes tipo2: Este tipo de diabetes é o mais comum e geralmente acomete pessoas com mais de 40 anos.
O corpo não produz insulina suficiente ou as células ignoram a insulina produzida.
A obesidade é uma das principais causas do diabetes tipo 2 e, nos últimos anos, tem afetado um número cada vez maior de pessoas inclusive jovens.
Pré diabetes: Neste caso, o nível de glicose ainda não compromete a saúde do indivíduo, mas sinaliza claramente que, se não houver mudanças de atitude em relação aos hábitos alimentares e à atividade física, com certeza o pré-diabetes vais se transformar em diabetes.
Gravidez: Existe também o diabetes que se desenvolve durante a gravidez.
Nesse período, o organismo da gestante sofre uma forte ação dos hormônios produzidos na placenta, que provocam uma resistência a insulina.
Ao contrário dos outros dois tipos, neste caso os sintomas costumam desaparecer depois do nascimento do bebê.
É sempre bom lembrar que as mulheres que desenvolveram este tipo de diabetes durante a gestação devem fazer exames de glicemia de rotina após o parto, pois 50% delas têm chance de desenvolver o diabetes tipo 2 ao longo de suas vidas.
 
Portanto é muito importante adquirir hábitos saudáveis, como cuidar melhor da alimentação, por exemplo, alimentos ricos em fibras, frutas e verduras.
Prefira carnes magras, e queijos brancos e comer peixe pelo menos uma vez na semana. Diminuir a quantidade de sal e preparar alimentos com pequenas quantidades de óleo.
A atividade física também é um grande aliado para o controle do diabetes: É necessário no mínimo 30 minutos de exercícios moderados, na maior parte dos dias da semana, para manter regulados os níveis de glicose, colesterol e pressão arterial.

Para você que é diabético fique atento:
Examine seus pés diariamente à procura de cortes, vermelhidão ou inchaço.
Use calçados confortáveis.
Visite seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, ou a qualquer momento, caso note alguma dificuldade d visão.
Escove seus dentes depois das refeições e faça a higiene bucal completa, pelo menos uma vez ao dia.
Visite seu dentista regularmente.
Monitore sua glicemia com freqüência que seu médico recomendar e anote os resultados.

Por, Prof. ESP. Marcos Eugênio Lúcio
Fisiologista do Exercício
Alpha Multi-Sports Consulting

Nenhum comentário:

Postar um comentário