O Infarto Agudo do Miocárdio ocorre quando o miocárdio (coração) sofre uma obstrução de parte do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração.
A obstrução do fluxo sanguíneo é causada pela ruptura das placas de gordura depositadas por dentro das paredes dos vasos sanguíneos que irrigam o coração.
Desta forma o coração sofre pela falta de sangue e oxigênio e começa literalmente a “morrer” de forma rápida.
O diagnóstico do infarto do miocárdio é realizado quando existem pelo menos duas das 3 condições: dor torácica, eletrocardiograma alterado e enzimas cardíacas elevadas. (Fique atento a estes sintomas)
Dor torácica geralmente é do tipo “opressiva”(aperto no peito), podendo irradiar-se para região do pescoço, queixo e braço esquerdo.
É muito comum ocorrer palidez, suor e falta de ar, entre outras manifestações menos comuns.
Mas como prevenir o infarto do miocárdio?
Parar de fumar: Parar de fumar reduz muito o risco de ocorrer um infarto do miocárdio. Esse risco diminui 50% em dois anos, podendo tornar-se igual ao de alguém que nunca fumou em 7 a 12 anos.
Fazer exercício regularmente: Recomenda-se realizar exercício aeróbios pelo menos 5 vezes por semana por mínimo 30 minutos, com uma intensidade moderada. (Seja mais ativo, faça exercícios, consulte-nos)
Alimentar-se de uma forma saudável: procure ingerir uma quantidade de calorias diárias que o ajude a atingir um peso adequado.
Limitar a ingestão de sal.
Evite alimentos ricos em colesterol, como derivados do leite com alto teor de gordura.
Procure ingerir peixe, principalmente os ricos em ácidos graxos ômega 3 pelo menos duas vezes por semana.
Não beber bebidas alcoólicas: O álcool pode aumentar os níveis de açúcar, ácido úrico e triglicerídeo, além de eventualmente causar dependência física e psíquica (alcoolismo).
Mantenha o índice de massa corporal adequado: Para saber seu IMC divida o peso pela altura ao quadrado. O resultado deve ser inferior a 24Kg/m2 e uma circunferência da Cintura 102cm nos homens e 88cm nas mulheres. O ICQ: >95 homens e >86 mulheres. (Faça uma Avaliação Física na sua casa conosco)
Reduza o stresse: o stresse aumenta o risco de sofrer um infarto do miocárdio.
Dedique pelo menos um dia da semana totalmente voltado para você e para o convívio com seus familiares: Permaneça a maior parte do tempo possível junto das pessoas que você ama. Procure viver em paz e harmonia com tudo que está em sua volta.
Não deixe de ir a consultas médicas periodicamente: consulte seu médico. Realize todos os exames complementares. Para o combate dos fatores de risco para o infarto do miocárdio como hipertensão, diabetes alterações de colesterol, obesidade, hábito de fumar poderá ser necessária a utilização de medicamentos. A maioria dessas drogas será de uso contínuo e indefinido. Não pare de usar sem a permissão de seu médico.
Por, Prof. ESP. Marcos Eugênio Lucio
Consultor Esportivo e Personal Trainer
Apha Multi-Sports Consulting